DEMOTEC 4.0 – Modernizaço Tecnológica Inteligente

O projeto DEMOTEC 4.0 – Modernizaço Tecnológica Inteligente visa responder aos desafios contínuos da ULSAM, enquadrados nas tipologias de desmaterialização ou prestação digital de serviços existentes e alargamento e/ou reestruturação dos canais de prestação de serviço público digital, face à necessidade de adotar serviços mais integrados, mais seguros e mais inteligentes.
Neste sentido, foram identificados 5 eixos de trabalho:

Considerando as melhores práticas globais, a ULSAM pretende integrar novos Modelos e Processos de desmaterialização e simplificação processual, de forma a auditar e elevar o seu nível de maturidade EMRAM – Electronic Medical Record Adoption Model, com vista à preparação da ULSAM para o processo de certificação HIMSS – Healthcare Information and Management Systems Society. Esta ação é necessária, tanto nos serviços de cuidados hospitalares, como nos cuidados de saúde primários.

Este projeto pretende ainda responder à necessidade da ULSAM de otimizar a gestão de serviços de integração dos sistemas clínicos, bem como facilitar a gestão dos níveis de serviço dos fornecedores de TIC da ULSAM.

Este eixo visa atualizar e expandir os quiosques de atendimento automático ao utente dos Cuidados de Saúde Primários. Os quiosques de atendimento implementados na consulta externa da ULSAM permitiram acelerar todo o processo de atendimento ao utente, melhorando a produtividade das equipas administrativas e médicas e a satisfação do utente. Face ao sucesso desta iniciativa, a ULSAM verificou a necessidade de alargar esta solução ao Cuidados de Saúde Primários, uma vez que a Unidade Local de Saúde do Alto Minho deve garantir equidade de acesso aos meios digitais, independentemente da unidade funcional à qual o utente recorra.

O Regulamento Geral de Proteção de Dados inclui um conjunto de exigências legais que obriga todas as entidades a implementar um conjunto de medidas de segurança e rastreabilidade da sua informação, em especial a informação dos seus utentes, num setor com especial relevância para a confidencialidade dos dados. O EIXO 3 deste projeto tem como objetivo melhorar o nível de maturidade do Sistema de Informação da ULSAM e garantir conformidade com o RGPD.

Para dar suporte às operações, é necessário garantir a segurança das infraestruturas tecnológicas de suporte. Assim, para garantir uma proteção sobre ciberataques, é necessário atualizar os mecanismos de defesa da infraestrutura da ULSAM, através de uma nova solução de segurança de perímetro. Foi ainda identificado como fundamental reforçar a certificação dos pontos de rede, a atualização tecnológica dos equipamentos de comunicações (Firewall), a atualização de fibras nos Centros de Saúde e a substituição das UPs de suporte aos bastidores/equipamentos de comunicações existentes nos CSP.

A atividade de Gestão de Projeto acompanha todo o ciclo do projeto DEMOTEC 4.0 e visa garantir a sustentabilidade e boa execução do conjunto de atividades que o compõem. A ULSAM irá realizar um conjunto de iniciativas de divulgação e comunicação por forma a consolidar a mensagem de transformação digital e simplificação processual entre os profissionais da ULSAM e promover a adoção das novas ferramentas aos utentes.

3CDigital – Capacitação, Certificação e Comunicação Digital na ULSAM

O projeto 3CDigital pretende capacitar os profissionais, os processos e os sistemas da ULSAM com novo conhecimento e ferramentas digitais de forma a permitir à ULS avaliar e implementar novos processos, com vista a obter uma maior eficácia e eficiência, e introduzir novos meios de comunicação com os cidadãos/utentes. Pretende-se avaliar através de uma certificação internacional HIMMS-CCMM a qualidade do serviço prestado.
Reforça-se a componente de interação com os cidadãos/utentes através da tecnologia (canais digitais App e soluções de tele-monitorização) e de capacitação dos colaboradores internos através de um programa alargado de formação e comunicação.
Neste sentido, foram identificados 5 eixos de trabalho:

Crucial para o fecho do ciclo de desmaterialização de todos os documentos no percurso do utente nos cuidados de saúde primários, na Unidade de Saúde Pública e nos cuidados hospitalares da ULSAM, este eixo visa a implementação de uma solução digital que promove a desmaterialização do processo de assinatura dos utentes, em documentos como: consentimentos informados, Relatórios Clínicos; Pedidos de MCDTS ao exterior, entre outros formulários.

Alinhado com a Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020 (ENESIS 2020), com o objetivo de elevar o indicador EMRAM, a ULSAM encontra-se a implementar vários projetos de desmaterialização e transformação digital. A ULSAM propõe-se a desenvolver e adotar alguns modelos orientadores de gestão, implementação e maturidade que definem os SI’s. Propõe-se os modelos internacionais, especificamente no âmbito da Transformação Digital na Saúde, o CCMM – Continuity of Care Maturity Model.

Os objetivos principais deste eixo passam por dar continuidade a uma maior aproximação entre a ULSAM e os cidadãos, neste caso os dadores de sangue, por forma a contribuir para um aumento das dádivas de sangue e de uma forma mais consentânea com as necessidades de cada momento e de cada tipo de sangue.

De forma a diligenciar as soluções alternativas à intervenção hospitalar restrita, recorrendo a ações de assistência em contexto domiciliário, a implementação de uma solução de suporte à hospitalização domiciliária tem como objetivo a redução/eliminação do período de permanência em ambiente hospitalar, minimizando os efeitos deletérios que uma hospitalização sempre significa e mantendo os níveis de eficiência exigíveis.

Por forma a garantir a capacitação das equipas da ULSAM, é fundamental proporcionar às equipas técnicas e administrativas ações de formação em áreas como: literacia digital, apps da saúde, entre outras.